Beatlemania

The Beatles e Ed Sullivan

Há exatamente 50 anos, no dia 09 de fevereiro de 1964, também num domingo, explodia um dos maiores fenômenos culturais de todos os tempos. Os quatro rapazes do conjunto inglês The Beatles apareciam na TV americana, na CBS, no Ed Sullivan Show e provocaram uma imensa reação popular. 
O Ed Sullivan Show era um programa de variedades de enorme audiência na TV americana, mas nesse domingo, o sucesso foi espetacular e o programa foi visto por mais de 70 milhões de americanos. Conta-se que naquela noite a polícia não registrou crimes nos Estados Unidos. Os Beatles voltaram ao Ed Sullivan Show nos dois domingos seguintes, sempre com o mesmo sucesso. A mídia toda teve que dar grande espaço aos jovens de Liverpool, a maioria se rendendo ao carisma deles, mas boa parte criticando a simplicidade das músicas e das letras, ironizando os terninhos agarrados, o corte de cabelo, os gritos de yeah, yeah, yeah introduzidos nas letras. “Em um mês a América os esquecerá”, escreveu o New York Daily News.

Na verdade, os Beatles, nessa época, já eram bem conhecidos. Seu primeiro disco, o compacto simples de 1962 com Love Me Do no lado A e P.S. I love you no lado B, já ocupara o 17º lugar nas paradas de sucesso do Reino Unido. O compacto simples com I Want to hold your hand, lançado no final de 1963, já era bastante tocado nos EUA, quando dessa excursão de fevereiro de 1964. A partir daí, a Beatlemania espalhou-se freneticamente em todo o mundo. No Brasil, o sucesso da banda também foi arrasador. Suas canções estouravam sucessivamente nas paradas musicais.  Quase todas tiveram versões para o português e fizeram a fama de muitos intérpretes.
Na formação inicial de 1960, eles eram cinco: Lennon, McCartney, Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best. Sutcliffe deixou o grupo em 1961 e Ringo Starr substituiu Best em 1962. Em 1970, o grupo se dissolveu e seus integrantes seguiram carreira solo. Lennon foi assassinado em 1980, aos 40 anos de idade e George Harrison faleceu em 2001, vítima de um câncer do pulmão. Sutcliffe morreu em 1962 aos 21 anos de idade de uma hemorragia cerebral.
A Folha de São Paulo comentava o fenômeno Beatles em 11 de fevereiro de 1964

John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, provocaram a maior revolução cultural do século XX, na música e nos costumes. Em 09 de fevereiro de 1964, The Beatles começaram a se transformar na maior banda de todos os tempos. A música, a cabeça e os cabelos da juventude nunca mais foram os mesmos. 
Aqui você pode ver a participação dos Beatles no Ed Sullivan Show. (do Youtube)

Neto Geraldes

Um novo historiador que gosta da medicina e um velho médico que gosta da história.

Este post tem 7 comentários

  1. JT

    Se você não assistiu, vale a pena – Backbeat (em português Os cinco garotos de Liverpool) que conta a história do Stuart Sutcliffe de um jeito interessante (que não sei se era exatamente assim). Vale ver.
    http://www.youtube.com/watch?v=zrLGwxh47pM

  2. Unknown

    Homeres Rezende-Merão Neto, esses caras influenciaram-me muito na minha vida…por causa deles me tornei professor de Inglês…tenho todas as músicas deles. Ainda fui assistir a apresentação do Paul, no Estádio do Avaí, aqui em Floripa….Um abraço….Merão

  3. BETA

    Neto, embora eu tenha nascido em 1965, sou fãzona dos Beatles e toco várias músicas deles no violão… 🙂
    Adorei!!!! BJS

  4. Cadê o vídeo…… não sei qual é, mas se vc quiser um vídeo muito legal coloca esse aqui " I Should Have Known Better", fez muito sucesso…..

  5. Unknown

    Adorei ! Assisti duas vezes seguidas. Me trouxe lembranças maravilhosas daquela época, senti saudades…. Me emocionei.Amei a lembrança !
    Sônia Mara

  6. E tem também as paródias que nos divertiram muito. I wanna hold your hand, por exemplo, virou A cabra gritou mé.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.