No século XVII a Holanda vivia um período de intensa prosperidade cultural, particularmente na pintura. Um dos grandes e revolucionários pintores holandeses da época foi Godfried Schalcken, que se notabilizou por pinturas em que os motivos eram iluminados por luz de velas.
Schalcken é o autor do quadro estudado, “The Doctor’s Examination” , que pode ser rotulado dentro do tema “A visita do médico”, assunto recorrente entre os artistas nederlandeses de então. Na verdade, trata-se de uma crônica jocosa do cotidiano do século XVII e mostraria as consequências da perda precipitada da virgindade.
No cenário são mostrados quatro personagens: um charlatão examinando um frasco de urina, uma moça desolada em pé, observada por um homem com aspecto zangado e um menino fazendo uma “figa” com os dedos e olhando para o observador. Sobre a mesa há uma seringa para enema. Com várias alegorias, a pintura permite diversas interpretações, mas parece claro o tom irônico com que o artista descreveu o ambiente.
Uma das cenas que pode ser imaginada é uma família que acabou de receber o diagnóstico de gravidez da moça, que está assustada e desolada. O pai está irado, batendo na mesa (reparem a mão direita dele) olhando-a de maneira ameaçadora, enquanto o menino tem um ar zombeteiro. A “figa” que ele faz com os dedos era na época um gesto obsceno, relacionado ao ato sexual e isso é reforçado pelo artista com uma representação fálica, a meu ver pouco sutil, no espaldar da cadeira perto da mão do garoto.
Schalcken apresenta o médico como um charlatão, mostrando-o com roupas puídas e aspecto desleixado, diferentemente da forma pomposa com que os doutores eram representados nas pinturas. Ele está olhando a urina muito de perto e consegue ver uma criança no frasco.
Daí vem o diagnóstico da gravidez, o que explicaria a ira do pai e o sarcasmo do menino . Reparem que o charlatão com a mão esquerda parece apontar para uma cesta aberta, onde colocaria o seu pagamento. Embora a uroscopia fosse um método diagnóstico muito utilizado na época, neste painel o artista parece se divertir com a credulidade das pessoas em um “piskijker”, algo como “observador de xixi”.
The Doctor’s Examination é uma pintura a óleo de 35×28,6 cm, feita em 1690 e encontra-se no Museu Mauritiushuis em Haia, na Holanda.
Maravilha Neto, Barra Setentão que orgulha nossa turma do ICB 70 da UnB.
AbraSUS do Paracatu.
Gostei, muito bom.
Adorei!!!
Mto bom
Não sabia deste sentido antigo da figa. Muito bom o médico lendo o xixi. Parece um vidente lendo a borra de café 😂