Epônimos em medicina: A Manobra de Valsalva

Antonio Maria Valsalva (1666-1723)
Antonio Maria Valsalva
(1666-1723)

A manobra de Valsalva, importante método semiológico ainda nos dias de hoje, consiste na expiração forçada do ar estando fechadas as narinas e a boca. Isso faz com que o ar se movimente para o ouvido médio e trompa de Eustáquio. O esforço expiratório prolongado, com a glote fechada, leva a aumento da pressão intratoráxica, que é transmitida ao coração e grandes vasos com elevação da pressão em átrio direito e nas veias toráxicas, com queda do retorno venoso.

Essa manobra teve origem nos trabalhos do médico italiano Antonio Maria Valsalva, que idealizou um método para desviar o ar para os ouvidos como forma de melhorar a hipoacusia e ajudar a eliminar secreções do ouvido médio.

Valsalva nasceu em Ímola no ano de 1666 e morreu em 1723, na cidade de Bolonha, aos 57 anos de idade, vítima do que se chamava de apoplexia, no seu caso, um acidente vascular cerebral. Ele foi anatomista, cirurgião e professor de medicina da Universidade de Bolonha, onde era reverenciado pelos alunos.

A descrição do método de inflar ar no ouvido, que deu origem à conhecida manobra está no livro De aure humana tractatus, que pode ser traduzido como o Tratado sobre o ouvido humano, publicado em 1704, em latim. Esse livro, com descrições minuciosas da anatomia do ouvido, foi baseado numa grande experiência em mais de mil autópsias e que faz com que Valsalva seja reconhecido como o grande pioneiro da otologia, tanto em seus aspectos anatômicos, como fisiológicos. Foi ele quem estabeleceu a divisão ainda hoje utilizada entre ouvido interno, médio e externo, quem deu o nome e descreveu os aspectos da anatomia e fisiologia da Trompa de Eustachio, quem deu início aos estudos que levaram ao conhecimento das funções dos ossículos do ouvido médio e dos canais semicirculares. Seu pioneirismo pode ser verificado pelos vários epônimos relacionados a ele, como o seio de Valsalva, os ligamentos de Valsalva, o músculo de Valsalva, o antrum de Valsalva.  

O livro de Valsalva de 1704 e Ilustração do livro de Valsalva. A estrutura C da fig. V foi nomeada por ele como Tuba Eustachiana, epônimo que ainda persiste.

Referências

1. Valsalva, Antonio Maria. De Aure Humana Tractatus. Bolonha : Constantini Pisarii, 1704.
2. Yale, SH. Antonio Maria Valsalva (1666 – 1723). Clin Med Res. 3 (1): 35-38, 2005.
3. Campos, M, Neves-Pinto RM, Potsch AA. Antonio Maria Valsalva – Perfil Biográfico de um Pioneiro da Otologia. International Archives of Otorhinolaryngology. 12, 2008, Vol. 2.
4. Baruzzi, ACA, Grinberg,M, Pileggi, F. Manobra de Valsalva: mecanismos e aplicações clínicas. Arq bras cardiol. 48 (6) :383-7, 1987.
5. Garcia D, Garcia C. Vasalva mucho más que una maniobra. Antonio Maria Valsalva (1666-1723). Rev Méd Chile. 134 :1065-8, 2006.

Neto Geraldes

Um novo historiador que gosta da medicina e um velho médico que gosta da história.

Este post tem 2 comentários

  1. Neto Geraldes

    Olá Douglas, obrigado. A História da Medicina é instigante. As pesquisas são trabalhosas e demoradas, mas a todo momento coisas novas aparecem dos velhos. Obrigado pela atenção e carinho.

  2. Roberto Douglas

    Caro Neto Geraldes, bom dia!

    Sou seu colega de turma de doutorado, você em História da Medicina e eu na Teoria do Caos nas imagens de biópsias de rejeição cardíaca.

    Quando vi que você viajava de Brasília a São José do Rio Preto para fazer doutorado na Famerp em História da Medicina, instantâneamente, pensei e senti: o cara é gente boa. E é mesmo!

    Neto, tenho acompanhado todas as publicações do seu blog.

    Uma riqueza ímpar de informações úteis para os Médicos e por que não dizer à sociedade brasileira.

    Parabéns pelo seu trabalho.

    Já fiz outros comentários aqui, porém , alguns ruídos na informática ou, talvez, o despreparo desse seu amigo da quarta idade rsrsrsr, não consegui ver as publicações anteriores.

    Outra coisa, me lembro que combinamos que eu te acompanharia pelo mundo como assessor das suas palestras sobre a História da Medicina. Continuo disposto !

    Muito obrigado por expandir a minha consciência.

    Forte abraço

    Roberto Douglas

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.