Rembrandt, a religião e a medicina

As pinturas baseadas em texto bíblico são frequentes na obra de Rembrandt. Esta pintura, um óleo em painel de 103 x 79 cm, de 1639, é conhecida como “Homem em trajes orientais” e  também como “O Rei Uzias atacado pela lepra”. Impressiona pela dramaticidade e detalhes.

Homem em trajes orientais. 1639. Rembrandt von Rijn. Óleo sobre painel Charsworth House, Duke of Devonshire Collection
Homem em trajes orientais. 1639. Rembrandt von Rijn. Óleo sobre painel Charsworth House, Duke of Devonshire Collection

Uzias é um personagem bíblico, rei de Judá. Era um bom rei e Deus gostava dele, tanto que o ajudou nas guerras contra os árabes e os filisteus. Uzias chegou a formar um exército poderoso com 307500 homens, mas tornou-se orgulhoso e cometeu uma falta contra Deus, entrando no templo para queimar incenso no altar. Foi repreendido por Azarias e oitenta outros sacerdotes, que lhe disseram:

“Não compete a ti, Uzias, queimar incenso ao Senhor, mas aos sacerdotes da estirpe de Aarão, que foram consagrados para esse fim. Sai do santuário, porque prevaricaste, e isso não será para ti honra diante do Senhor Deus.
Então Uzias, tendo na mão o turíbulo, encolerizou-se; mas, durante esse acesso de cólera, apareceu a lepra em sua fronte, ali, no templo do Senhor, na presença dos sacerdotes, diante do altar dos perfumes.” 

Outra obra de Rembrandt sobre o mesmo tema é o estudo “O leproso” de 1631.

O leproso. Rembrandt von Hijn - 1631
O leproso. Rembrandt von Hijn – 1631

Rembrandt Harmenszoon Van Hijn é um dos mais importantes pintores da história da arte, certamente o maior da Holanda. Viveu entre 1606 e 1669. A sua “Lição de Anatomia do Dr. Tulp” é talvez a mais conhecida pintura sobre temas médicos em todo o mundo, e pode ser vista clicando aqui.

Neto Geraldes

Um novo historiador que gosta da medicina e um velho médico que gosta da história.

Este post tem um comentário

  1. Olá Geraldes!

    Vocé é O CARA!

    Muito obrigado por alegrar os meus fins de semana com fatos históricos tão importantes da Medicina.

    FELIZ PÁSCOA

    Roberto Douglas

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.