Dentre as obras de arte sobre temas médicos, uma das mais conhecidas é o quadro “Doctor and Doll” que foi a capa da revista The Saturday Evening Post de 09 de março de 1929.
O autor é o pintor e ilustrador norte-americano Norman Rockwell que produziu centenas de capas para aquela revista durante mais de 40 anos. Rockwell viveu entre 1894 e 1978 e foi um dos artistas americanos mais reverenciados do seu tempo. A precisão do traço, a riqueza dos detalhes, a preocupação com a expressão de seus personagens eram características marcantes de sua arte. Seus quadros sempre contavam uma história.
No caso de O médico e a boneca, ao bater os olhos na pintura, várias possíveis histórias nos vem à mente. Os detalhes ajudam a compor o roteiro: o antigo móvel com livros envelhecidos, o diploma ao fundo, a reprodução da tela de Rembrandt, a Aula de Anatomia do Dr. Tulp sobre a escrivaninha, os castiçais com velas, as roupas do médico, a maleta, a deliciosa expressão facial da menina. A medicina é representada carinhosamente pelo artista, na fisionomia bonachona e bondosa do médico.
Ao lado, outro trabalho de Rockwell, sobre o mesmo tema, de 1942.
Gostei muito das duas pinturas. Os quadros nos transmite um sentimento, onde valoriza a relação médico-paciente. O médico examinando a boneca de sua pequena paciente, provavelmente para conquistar a sua confiança.
Muito interessante!
Sônia