As pinturas baseadas em texto bíblico são frequentes na obra de Rembrandt. Esta pintura, um óleo em painel de 103 x 79 cm, de 1639, é conhecida como “Homem em trajes orientais” e também como “O Rei Uzias atacado pela lepra”. Impressiona pela dramaticidade e detalhes.
Uzias é um personagem bíblico, rei de Judá. Era um bom rei e Deus gostava dele, tanto que o ajudou nas guerras contra os árabes e os filisteus. Uzias chegou a formar um exército poderoso com 307500 homens, mas tornou-se orgulhoso e cometeu uma falta contra Deus, entrando no templo para queimar incenso no altar. Foi repreendido por Azarias e oitenta outros sacerdotes, que lhe disseram:
“Não compete a ti, Uzias, queimar incenso ao Senhor, mas aos sacerdotes da estirpe de Aarão, que foram consagrados para esse fim. Sai do santuário, porque prevaricaste, e isso não será para ti honra diante do Senhor Deus.
Então Uzias, tendo na mão o turíbulo, encolerizou-se; mas, durante esse acesso de cólera, apareceu a lepra em sua fronte, ali, no templo do Senhor, na presença dos sacerdotes, diante do altar dos perfumes.”
Outra obra de Rembrandt sobre o mesmo tema é o estudo “O leproso” de 1631.
Rembrandt Harmenszoon Van Hijn é um dos mais importantes pintores da história da arte, certamente o maior da Holanda. Viveu entre 1606 e 1669. A sua “Lição de Anatomia do Dr. Tulp” é talvez a mais conhecida pintura sobre temas médicos em todo o mundo, e pode ser vista clicando aqui.
Olá Geraldes!
Vocé é O CARA!
Muito obrigado por alegrar os meus fins de semana com fatos históricos tão importantes da Medicina.
FELIZ PÁSCOA
Roberto Douglas