A Casa do Retiro

Meu fascínio pela casa do Retiro começou há uns 20 anos quando ganhei da tia Cida a cópia de uma fotografia que mostrava a casa, o cata-vento, uma baratinha Ford 29. No alto do cata-vento me intriga o que parece ser uma figura humana.   

Os avós Benedito e Aurora chegaram a essa casa em 1927, para ajudar a organizar as terras que o bisavô Julio Soares tinha comprado: as fazendas Concórdia, Concordinha, Retiro e Santa Luiza. Na casa sede, Benedito, Aurora e os filhos José, Júlio, Cida, Bi e João, (aos quais se juntaram mais tarde Adélia, Luzia, Elizeu, Pedro e Lourdes) começaram a história da família Geraldes em Bálsamo. Hoje estamos às portas da 6ª geração e por volta de 200 membros entre descendentes diretos e agregados.

O bisavô montou um complexo sistema de administração para a época, com administradores, fiscais, colônia de empregados, produção de café, grãos, leite, máquina de beneficiamento de café. O vô Dito ficou responsável pelo desenvolvimento do Retiro. Bálsamo era uma cidadezinha recém-fundada, de muita esperança.
Um dia ainda vou escrever a história da Casa do Retiro. O historiador Peter Burke disse que tudo tem um passado, que pode ser reconstruído e relacionado ao restante do passado. E tenho a sensação de que a Casa do Retiro pode ser uma rica fonte para a história da família, claro, mas também para a história de Bálsamo, da colonização do oeste paulista, do Brasil. Na história, tudo é possível

Neto Geraldes

Um novo historiador que gosta da medicina e um velho médico que gosta da história.

Este post tem 3 comentários

  1. Neto Geraldes

    Pedro e Lole: A visita que fizemos com a vó Lourdes e a Bárbara (3 gerações, embora a Bárbara pareça da 4ª) onde ficava a casa já valeu muito.

  2. Lolinha

    Muito boa idéia! Serei leitora assídua e recomendarei aos amigos. Você escreve muito bem.
    beijos
    Lolinha

  3. Unknown

    Muito interessante. Gostaria de saber muito mais da nossa família. Por favor poste mais.
    Pedro HC Geraldes

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.